Notebook Amazon AMZ-L81


Como já contei no post "microcomputadores da minha vida", atualmente tenho um notebook que foi adquirido em março de 2007, por R$ 2.999,00, para poder trabalhar com ele.
Na época, procurei muito até encontrar um notebook que reunisse qualidade, eficácia e preço baixo.
Quando finalmente encontrei o AMAZON  AMZ-L81 que na verdade é um COMPAL HEL81, pude, depois de anos sem um micro próprio, voltar a ter mobilidade com autonômia, pois, com o palm eu tinha mobilidade, mas dependia de um micro de mesa para as tarefas mais complexas.

Veja a ficha técnica original e em negrito as modificações aplicadas ao longo do tempo

Fabricante: AMAZON PC IND.COM. MICRO LTDA

• Posicionamento do Produto: Mainstream
•  Plataforma Móvel Com processador Intel® CoreT Duo
•  Processadores: Intel CoreT Duo 1,6 GHZ
•  Cache: 2-MB (CoreT Duo)
•  Chipset Intel 945GM + ICH-7
•  Frequência System Bus 533/667 MHz FSB
•  Memória Base 512 Mb (2 Gb) - Tipo de Memória DDR2 SDRAM 533/667 MHz, módulos de PC4200 ou PC5300
•  Memória Máxima 2048 Mb
•  Web Cam: 1.3 mega pixels
•  Total de Slots p/ Memória 2 SODIMM; 2-channel design ambas acessíveis pelo usuário
•  Armazenamento Unidades (programáveis) Ópticas tipo Slim-Line e Discos Rígidos 9.5mm
    DVD Dual drive: DVD-R/RW Write 1X, DVD+R/RW Write 2X, CD-R Write 16X, CD-RW Write 8X
•  Descrição de HDD: Suporte p/ S-ATA, 9.5mm de 40GB (120Gb "ST9120822AS "+ 60Gb ext "HTS42126".), 5400rpm
•  Leitora Flash Card Memory 3-em-1
•  Resolução Display: 1280x800 - WXGA - 16.7 million
•  Tamanho Display 15.4"
•  Suporte p/ Display Externo e Suporte p/ Display Simultâneo
•  Chipset Gráfico de Video 15.4" Wide-Screen TFT Active Matrix Colour LCD display com anti-relfection
•  Video RAM: Faixa Dinamica entre 64MB~224MB
•  Tipo de Video RAM: Intel® Graphics Media Accelerator 950
•  Alto-falantes Integrados: Dois Alto-Falantes 16-Bit Estéreo com Software Sound; Potência 2-watts
•  Sistema de Aúdio: Audio Alta-Definição com suporte S/PDIF
•  Ports p/ Aúdio Microfone interno, Entrada p/ Fone de Ouvido Estéreo; auto-sensor de função
•  Chipset de Aúdio ADI AD1986a Audio Codec
•  LAN Gigabit Ethernet 10/100/1000Mbps integrado LAN, conector RJ-45
•  Infrared: Não
•  Slots PC Card: 1 Cartão PC Tipo II e 1 Cartão PCI-Express
•  USB: 3 ports - Spec: USB2.0
•  TV-Out
•  IEEE 1394 (firewire)
•  RJ11 (Modem)
•  Linha Ent, Linha Saída
•  Conector Ent DC
•  Tipo Arquitectura Bus: PCI
•  Fator Forma: 2 Spindle
•  Cor: Tampa na Côr Prata claro com base cinza escura
•  Profunidade: 265 mm
•  Largura: 362 mm
•  Altura: 32 mm
•  Peso: 2.8 Kg
•  Fonte: 75W com saída 19v DC, Cabo 3-pinos 240V AC
•  Compatibilidade Mundial Sim - 90-264v, 47-63Hz
•  Tipo Bateria: 6-Cedulas 18650 Li-Ion (10.8Vx4800mAh); 9-cedulas opcional
•  Vida útil Bateria: 2.5hs aprox / 4hs com 9-Cedulas
•  Tempo Carga Bateria LIG / DESL: 3.5 hrs / 2.5 hrs
•  Bateria Ponte: Não
•  Segurança: Senha HDD; Suporte para Cabo de Segurança Kensington, Senha de BIOS para ligar
•  Temperatura Operando: Operando: 5° a 35°C (41° a 95°F)
•  Gradiente Térmico: Operando: 15°C hora máx; Não Operando: 20°C hora máx
•  Umidade Relativa: Operando: 10% a 90% sem-condensação; Não-Operando: 10% a 90% sem condensação
•  Altitude: Operando: 0 a 3.000m; 10 a 10.000 pés (nível do mar)
•  Teclado ENE 910 K/B controller
•  Teclado tamanho padrão disponível com layout Brasil (ABNT2)
•  Tecla Windows®, 12 teclas-Função; 4 teclas-cursor e Duas Teclas Aplicativo programáveis; Botão Internet
•  19.05mm pitch, 2.5mm keystroke, A=5.7mm
•  Unidade Direção Touchpad com 2 botões e função Scroll integrada
•  Chaves de Controle: Um Botão para Ativar/Desativar unidade Semfio
•  Botão de Liga/Desliga, Tampa controlada por software
•  Teclas Hot-Keys programáveis para funções de controle de sistema e indicadores de status do Media Panel System
•  Sistema Oper Suportada Microsoft® Windows XP Pro e Home e LINUX Metasys
•  Regulamentação RoHS, TPM 1.2, Microsoft MDA 2006, PC2005
•  EMI: FCC, BSMI, CE, VCCI
•  Safety: Compliant to CUL, TUV, CB, CCC
•  PTT: FCC-Part 68, CTR 21, IC CS03
•  WLAN: WIFI Certificate
•  WHQL LOGO
•  Garantia de 1 ano ofertada pelo fabricante.

Pacote Acessórios na caixa:
•  Fonte com cabo - Incluída
•  Bateria Interna - Incluída
•  Manual do Usuário: (CD) - Incluída
•  Drivers & Utilidades: (CD) - Incluída

Acessórios adquiridos:
Para poder trabalhar por longar horas seguidas com ele, comprei;
Hub USB 4 portas
Mouse mini optical CLONE Model 06191
HD Externo 60Gb Samsung
Bluetooth USB


Análise do produto:
É incrível como podemos ser surpreendidos, quando não estamos esperando tanto de um equipamento.
Já são quase 4 anos de uso e ele continua aguentando horas e horas de trabalho.
Algumas teclas perderam a letra impressa nelas, não por causa de má qualidade mas, por uso contante de mais de 4 horas diárias e excesso de humidade nas pontas dos meus dedos.
Tanto a marca AMAZON PC como o equipamento em sí, estão de parabéns pela excelente qualidade demonstrada pelo equipamento.
Senti falta apenas de um suporte técnico que disponibilizasse para compra alguns componentes, na época fundamentais, e disponíveis no modelo original COMPAL HEL81, tais como placa de Infrared interna e bluetooth interno.
Outro ponto que chegou a preocupar, foi o aquecimento da parte frontal esquerda, local onde existem os slots PC Card: 1 Cartão PC Tipo II e 1 Cartão PCI-Express.
Parecia no meu entendimento que aquele espaço foi projetado para ficar vazio e ajudar na refrigeração do note, pois, quando adicionado um cartão no slot ocorre um aquecimento excessivo do mesmo.
Somente agora, no último mês começou a surgir um defeito no leitor/gravador de DVD e CD, impossibilitando o uso.
Talvez, uma pequena revisão e apertos dos parafusos da bandeja já resolvam o problema.
Quanto ao aquecimento, resolvi com o uso de um suporte para deixar elevado o note e um exaustor externo USB, acoplado as aletas de ventilação.
Na época o notebook surpreendia até os meus amigos e colegas, por rodar jogos como Second Life, Flight Simulator, Star Wars Batlefront II e outros.
Sua Web Cam de 1.3 mega pixels e o microfone no alto posicionados no alto do monitor, superam ao fornecido hoje (2010) em muitos outros equipamentos. 
Se você está pensando em adquirir um notebook de segunda mão, este modelo é uma excelente opção!

Bateria:
Originalmente com autonomia de 2,5horas, agora depois de quase 4 anos de uso e centenas de recargas, mantem uma autonomia de 1hora.

Obs.:
O Notebook foi testado nas mais severas condições de uso e transporte.

Valor de mercado: 
Nas configurações atuais (confira os destaques em negrito na especificação acima) ele está valendo no mercado algo em torno de R$ 1.000,00
E um equipamento com suas características originais de fábrica está cotado entre R$ 700,00 e R$ 800,00, conforme o estado de conservação.



Mais imagens:

Comentários

  1. Caro Márcio Richarde Eiras, Concordo com tudo o que voce escreveu, também tenho um Note igual AMZ L81, Suporta legal todas as minhas horas de uso e olha SÃO BASTANTE!
    No meu caso estou na Internet procurando saber se posso ampliar a memo do meu AMZ L81, mas pelo que voce informa acima, acredito que não seja possível, ele suporta apenas 2Hhz, é isso? Eu estava pensando em transformar os 2Ghz atuais por 4Ghz.

    ResponderExcluir
  2. Guaracitan Germano,
    Obrigado por visitar o blog e comentar.
    Sim, 2Gb é a capacidade máxima de memória RAM no notebook.
    Aliás, se não estou enganado o manual brasileiro informava máximo de 1Gb e eu descobri que o equipamento original (COMPAL) na verdade suportava 2Gb.
    Um abraço e um voto de que encontre a melhor solução.

    ResponderExcluir
  3. Bom dia meu chará. Ganhei este note e estou precisando formatá-lo. Depois de fazer um monte de pesquisas encontrei seu blog. Porém está solicitando permissão de acesso o qual já fiz para você. Peço a gentileza de liberá-lo para mim pois estou precisando urgente. Desde já agradeço e o parabenizo pelas informações divulgadas.

    ResponderExcluir
  4. Respostas
    1. Beny Pereira,
      Foi um prazer, ajudá-lo!
      Obrigado por visitar o blog.
      Abraços,

      Excluir
    2. Prezados, boa tarde!
      Esse notebook é super... também comprei em 2007 e até hoje funcionando... guerreiro... só que perdi o CD com os drive, alguém me sala?
      jorge.tst@outlook.com.br

      Excluir
    3. Jorge Santos, acabei perdendo os arquivos dos Drivers e atualmente não estou mais, com este notebook. Veja se no site da DriveScape, tem driver que funcione.
      https://www.driverscape.com/manufacturers/compal/laptops-desktops/hel81i/11398
      OU contate o suporte do fabricante https://www.compal.com. Quem sabe uma boa alma, dá uma mãozinha.

      Excluir
  5. Olá, afinal a placa gráfica dele é uma GMA945 ou uma dá nvidia (go 7600) ? Ainda vou pegar meu notebook que ganhei com problema no BGA e não sei qual é a bendita placa gráfica dele :(. Nos driver que vc disponibilizou tem duas pasta,uma da intel e outra nvidia. Afinal são dois modelos L81 com placa gráficas diferentes ? obrigado pela atenção

    ResponderExcluir
  6. Show de bola. Estava precisando desses driver´s.
    Não estava encontrando e me ajudou muito!
    Muito obrigado!

    ResponderExcluir
  7. Bom dia, vi pelas especificações que suporta até 2gb de memória ram, fizemos upgrade de 1gb para 3gb de memória e esta funcionando perfeitamente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde "Teste Master"
      Obrigado por participar com seu comentário.
      Parabéns pela proeza.
      Abraços e sucesso!

      Excluir
  8. Boa noite Márcio!
    Acabo de ganhar um note AMZAZON AMZ-L81 com defeito (quase foi para o lixo), o ex-dono levou a um técnico que analisou e falou que podia jogar fora, (sem salvação) e sem coragem de descartar no lixo o dono deixou guardado e semana passada me deu o notebook, detectei o defeito em 3 minutos, "estava apenas com o HD queimado" possui 4GB de memória Ram e já está funcionando com o Windows 10 Pró, estive a procura dos drivers e agora encontrei no seu blog, te agradeço por compartilhar, valeu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Franrp,
      Parabéns! É um excelente equipamento. Fico feliz de tê-lo ajudado.
      Obrigado por comentar.
      Abraços!

      Excluir
  9. Olá, desculpe mas na verdade são 3GB de memória ram e não 4GB como eu havia comentado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Franrp,
      Obrigado, mais uma vez, pelo comentário.
      Abraços e sucesso, sempre!

      Excluir
    2. Prezado, poderia indicar o modelo das memórias utilizadas?

      Excluir
  10. Amigo, tenho um notebook desse que comprei em 2006. Funciona normalmente e com Linux Ubuntu 12.04 LTS instalado. Como voce fez que ele reconhecesse 3GB de RAM?
    Sabe onde conseguir outra bateria dele pois a minha está durando só 1h.
    Grato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Rap!
      Quem fez o ugrade de memória foram os leitores "Teste Master" e o "Franrp".
      Encontrará bateria nova, a venda no Mercado livre. Procure pelo nome original do equipamento COMPAL HEL81.
      Obrigado por ler e comentar.
      Boa sorte com seu excelente equipamento.

      Excluir
  11. estou precisando resgatar as configurações de fabrica dele como faço?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Wellington Gogh,
      O mais próximo do "resgate" que você deseja, você obterá com a utilização de um "Disco de Recuperação do Windows XP" + reinstalação dos drivers do equipamento.
      Obrigado por visitar o blog.

      Excluir
    2. Marcio eu queria deixa-lo cm a configuracao de fabrica como faco?

      Excluir
    3. Wellington Gogh, para deixar ele com a configuração de fábrica, faça o seguinte.
      1) reformate o HD
      2) instale o Windows XP
      3) instale os drivers do COMPAL HEL81 que é o nome e modelo de fábrica do notebok vendido pela AMAZON com o nome de AMZ-L81.
      4) Prontinho! Fica igual quando saiu da fábrica.

      Excluir
  12. Quem pode arrimar o meu. Não liga

    lhmluiscarlos@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. LuiSssssss, obrigado por ler o blog.
      Fico na torcida para que encontre um bom técnico.
      Abraços,

      Excluir
  13. Olá,
    Eu tenho um desse desde 2007. Ele ficou encostado um bom tempo mas agora ressuscitei ele com Windows 10. Está funcionando bem com 2GB. Meu único problema está no teclado original que não responde a fileira do A inteira e tenho que utilizar um teclado usb. Alguém indica um modelo de teclado que seja compatível e ainda disponível no mercado? Encontrei modelos mais novos da compal mas tenho receio quanto a posição do flat cable ser incompatível.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Willian,
      Não tenho essa resposta em mãos. Vamos ver se algum colega, indica um modelo que sirva.
      Abraços,

      Excluir
    2. O modelo teclado Intelbras l475/l476/l479 é idêntico. Comprei, instalei e quebrei a cara. O problema continuou. Provavelmente é na placa mãe. Estou pensando em trocar uns componentes da placa pra testar. Ninguém merece usar um teclado usb por cima do teclado no notebook.

      Excluir
    3. Willian Feldkircher,
      Obrigado por informar a compatibilidade com este teclado. Fica aqui anotado para outros colegas que precisarem.
      Caso não resolva o problema na placa mãe, pense na possibilidade de usa um teclado bluetooh, creio que existam modelos portáteis, dobráveis e até flexíveis.
      Abraço e sucesso no reparo do equipamento.

      Excluir
  14. Bom Dia Márcio...

    Muito bom post (acho que único, raro na net), meu note está zerado com um hd novo, sabe me dizer se eu consigo instalar o slackware ou outra distro nele, ou ele apenas suporta os SO que você menciona?
    Estou tendo uma enorme dificuldade, para dar um boot, após "Mouse initiallization" da Bios, cai sempre "Operating system not found", não sou perito em hardware então após ler o post cogitei a possibilidade de ser incompatibilidade do SO, no set da Bios, são reconhecidos CD, HD, FDD, LAN, caso sejam suportados outros SOs vou tentar no pendrive ou com LAN, caso tiver alguma sugestão do que pode ser, agradeço a dica...
    Obrigado;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bravo Consultor,
      Obrigado por comentar!
      Não posso responder sua pergunta. Não testei outros SO neste computador.
      Fica aqui aberta a pergunta para quem puder compartilhar sua experiência com outro SO.
      Abraços e Sucesso sempre!

      Excluir
  15. eu tenho um notebook desse,essa saída "TV-Out" e pra eu conecta na tv?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vc sabe o nome do cabo,ou algum site onde posso compra o cabo?

      Excluir
    2. Peguei um link na internet, para que possa ver o tipo de cabo e o nome.
      Lembrando que sua TV precisa ter a entrada no padrão VGA.
      https://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao.cgi?codigo=66740&origem=52&gclid=CjwKEAjwu4_JBRDpgs2RwsCbt1MSJABOY8anwerDmbSistKpxJZzynmEKFlVcgTBxFkCwlMRz0XO-RoC-Qzw_wcB

      Excluir
    3. OUtra opção é usar um cabo VGA x HDMI e conectar a uma TV com entrada HDMI
      Veja um exemplo do cabo para este uso.
      http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-780275493-cabo-conversor-hdmi-x-vga-18-metros-adaptador-_JM

      Excluir
  16. Tenho um notebook desse ' Sabe dizer quanto de memória RAM ele suporta e de hd?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, 2Gb é a capacidade máxima de memória RAM no notebook, segundo o fabricante COMPAL. Nos comentários acima, informaram que conseguiram instalar memória maior.
      Quanto ao HD, o maior que utilizei foi um de 120GB, Acredito que trabalhe fácil com até 500Gb.

      Excluir
  17. Sabe se suporta 4gb de RAM ou menas' e quanto de hd suporta?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, 2Gb é a capacidade máxima de memória RAM no notebook, segundo o fabricante COMPAL. Nos comentários acima, informaram que conseguiram instalar memória maior. Até 3Gb se nao me engano.
      Quanto ao HD, o maior que utilizei foi um de 120GB, Acredito que trabalhe fácil com até 500Gb.

      Excluir
    2. Estou com problemas para formatar um desse! Quando eu faço o boot pelo pen drive ou cd, ele carrega os arquivos e na hora de ir na tela de instalação ele simplesmente fica com a tela toda preta. O grande problema desse notebook é que a BIOS não tem configurações para mudar o HD para IDE ou vice-versa. Teria alguma solução para me ajudar?
      Peguei este notebook de uma amiga só que ela tirou o hd antigo que estava com o win 7 para guardar os arquivos dela, coloquei outro hd e até agora não consegui formatar. Já testei outros hds e tbm em outros PCs e está tudo normal. Ele reconhece normal o HD na bios, porém não entra qualquer windows para instalar. Agradeço desde já a atenção.

      Excluir
  18. Tenho um deste e uso com frequência deste 2003.
    Fantástica máquina, não perde em nada para os meus amigos que tem outras "mais modernas".
    Porém o meu é um core DUO 2.450.
    Instalei Windows 7 e então ele ficou lento. Verifiquei e ví conflito indicando driver não instalado "Memória PCI Flash"

    Baixei estes drivers e ele atualizou como "ENE PCI Memory Stick Card Reader" e o conflito sumiu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sergio simao abreu,
      Obrigado por comentar!
      Fico feliz que os arquivos serviram.
      Abraços

      Excluir
    2. usa o driver Booster, ou o programa chamado DEVICE DOCTOR ele ajuda bastante o DEVICE DOCTOR é mais recomendado para esse tipo o meu tambem estava com o mesmo poblema que o seu e nisso eu baixei o DEVICE DOCTOR resolveu

      Excluir
  19. Ola Marcio, eu instalei o W7 no note da minha Mãe Amazon AMZ - L81 e a Placa Wireless não é reconhecida mesmo com a chave na posição ON. Solicitei acesso a seu compartilhamento de drivers! Lá possui este driver? E por gentileza liberar!

    Um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Josley da Costa,
      Obrigado por visitar o blog. Já liberei seu acesso.
      Abraços,

      Excluir
  20. OPA.... Adoro o meu... inclusive fiz diversas alterações. Tirando o peso para carregar... o resto é super tranquilo.
    obrigado por disponibilizar os drivers...

    Abraços Fraternos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Victor Carletto Bernardino
      Obrigado por visitar o blog e comentar!

      Excluir
  21. Estou com problemas para formatar um desse! Quando eu faço o boot pelo pen drive ou cd, ele carrega os arquivos e na hora de ir na tela de instalação ele simplesmente fica com a tela toda preta. O grande problema desse notebook é que a BIOS não tem configurações para mudar o HD para IDE ou vice-versa. Teria alguma solução para me ajudar?
    Peguei este notebook de uma amiga só que ela tirou o hd antigo que estava com o win 7 para guardar os arquivos dela, coloquei outro hd e até agora não consegui formatar. Já testei outros hds e tbm em outros PCs e está tudo normal. Ele reconhece normal o HD na bios, porém não entra qualquer windows para instalar. Agradeço desde já a atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tiago Soldá,
      Não saberei responder a sua pergunta, pois, estou a alguns anos, sem o equipamento.
      Vamos aguardar a ajuda de algum colega, aqui.

      Excluir
  22. Boa noite, Márcio Eiras instalei w7 o leitor de cd e dvd não funciona. Pelo que eu li ele aceita só o XP, certo?
    Se você poder orientar-me eu fico grato, inclusive sobre as funções. Ganhei do meu irmão é um ótimo aparelho
    Um abraço.
    Obrigado.
    RODOLFO COELHO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rodolfo, boa dia!
      Existem relatos de pessoas que instalaram o Win7 e deu tudo certo, depois que atualizaram os drivers. Se a versão que disponibilizei para download não servir, precisará encontrar drivers que sirvam.
      Abraços!

      Excluir
  23. Meus Amigos.. Meu Amazon (Compal AMZ-L81) Roda até hoje. Coloquei 02Gb de memória 667mhz. troquei o processador 1,6 por um 2.0 Dual core (T7200) e troquei o HD por um de 320GB.. a bateria nem funciona mais.. mas meu Note tá em dia rodando o Windows 7 e até hoje não acredito que aquentou tanto..

    ResponderExcluir
  24. amigo tem um note do mesmo modelo. ele liga e depois de alguns minutos ele desliga sozinho.
    ao abrir a tampa do cooler, reparei que quando ligamos o cooler funciona e depois de alguns segundos para. por isso o note deve esquentar e desligar sozinho depois de alguns minutos. sabe como me ajudar? pois este note é muito bom, além de ser uma relíquia. gostaria de salva-lo e colocar o mesmo em atividade novamente. obs.: coloquei outro cooler para testar e acontece a mesma coisa, liga o cooler e depois de alguns segundos o cooler desliga sozinho.

    ResponderExcluir
  25. amigo tem um note do mesmo modelo. ele liga e depois de alguns minutos ele desliga sozinho.
    ao abrir a tampa do cooler, reparei que quando ligamos o cooler funciona e depois de alguns segundos para. por isso o note deve esquentar e desligar sozinho depois de alguns minutos. sabe como me ajudar? pois este note é muito bom, além de ser uma relíquia. gostaria de salva-lo e colocar o mesmo em atividade novamente. obs.: coloquei outro cooler para testar e acontece a mesma coisa, liga o cooler e depois de alguns segundos o cooler desliga sozinho.

    ResponderExcluir
  26. Oi amigo, vc tem o manual neste notebook?

    ResponderExcluir
  27. Olá amigos! Quem estiver precisando dos drivers, agradeço se deixar um comentário. Para eu saber se é alguém interessado nos drivers ou um Bot tentando acessar o compartilhamento!

    ResponderExcluir
  28. nao tenho acesso a senha hdd que ele pede ai ele nao inica

    ResponderExcluir
  29. Boa noite, eu também tenho este excelente notebook. Comprei em 2007 e funciona até hoje sem ter dado nenhum problema. Atualmente está com 2gb de memória e Windows 7 ultimate. Estou querendo fazer um upgrade e instalar um SSD de 240gb. Será que aceitará a substituição do HD antigo (ainda original de 40gb)?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paulo Figueiredo, boa tarde!
      As possibilidade de não dar certo são:
      1) Seu notebook não reconhecer o SSD de 240gb.
      2) Se reconhecer não terá os ganhos de velocidade por ser o processamento e as vias de comunicação em padrão antigo, mais lento.
      Então, se estiver pagando caro no SSD e pensando em ganho de velocidade de transmissão e processamento de dados, a troca não é recomendável.

      Excluir
  30. Olá amigo estou pensando em adquirir um SSD pro meu, um wd Green de 120 gigas pra colocar o sistema ( vi que ajuda muito para notebooks antigos, óbvio que preferia um corsair que é mais rápido, mas é muito caro e não compensa) e passar os outros arquivos para o HD já tenho toda a solução pra por os dois, mas preciso tirar algumas duvidas, a primeira: quais processadores ele suporta e qual o socket deles ( sei que tem que ser M); segundo: vc teria a BIOS atualizada pra mandar e eu conseguir colocar ele pra ficar com 3 gigas de ram? Li que a única forma de fazer bios, seria através da atualizacao da bios. Agradeço se puder me ajudar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado Jhon, obrigado por participar!
      Já faz um tempinho que não tenho mais este equipamento. Não tenho BIOS atualizada.
      Tudo o que sei sobre o equipamento, está no texto da publicação.
      Espero que consiga suas respostas. Tente pesquisar pelo nome do equipamento original COMPAL HEL81.

      Excluir
    2. Esse modelo suporta no maximo os core 2 duo T7800 de codinome merom,já que o soquete é o ppga478.

      Excluir
    3. Cometi um equivoco na resposta anterior.Na verdade o máximo que suporta é o core 2 duo T7600 por conta do barramento ser 667mhz.Esse soquete pode ser confundido com o pga478, mas a parte do encaixe com a seta indicativa do processador não encaixa um no outro.esse que citei são indicados para os de codinome peryn,

      Excluir
  31. Boa tarde, consegui atualizar o processador dele para o T7400 Core 2 Duo 2.1GHz, a memória infelizmente só reconhece 3GB, mesmo tendo 2 pentes de 2GB 667MHz, coloquei também um SSD 120GB, reconheceu todo o tamanho, porém limitou a velocidade pois ele é SATA 1, mas ficou bem mais rápido que o HD, também consegui atualizar a BIOS para a versão 123B, ainda dará um bom caldo, o 10 está rodando tranquilamente.

    ResponderExcluir
  32. Boa tarde, eu tenho um AMZ P81, porém, fiz a atualização para o win7 e não consigo fazer a webcam integrada funcionar. Teria alguma solução? é o not que minha filha está fazendo aulas on line. Agradeço desde já.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, unknown (hehehe). Tente encontrar no site do fabricante original do seu notebook (talvez seja a Compal), o driver compativel.
      Abraços!
      Desejo sucesso nessa atualiação!

      Excluir
  33. Bom dia;
    Alguém sabe informar se ele aceita SSD com 240G e se slot de memoria Ram reconhece um pente com 2G?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei responder sobre o SSD. Já sobre a memória ram, aceita somente pentes de 1Gb em cada um dos 2 slots.

      Excluir
  34. nao acho o driver dele em lugar algum ja procurei em tudo nao acho nem o driver da Minha web cam alguem sabe ou qual seria o modelo da web cam dele ou alguma compativel ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, (bem tarde), Renan. Tente encontrar no site do fabricante original do seu notebook (talvez seja a Compal), o driver compativel.
      Abraços!
      Desejo sucesso nessa atualiação!

      Excluir
  35. Boa tarde tudo bem
    Eu ganhei um notebook amz L81 e ele está totalmente desatualizado, gostaria de saber, qual tipo de memória e HD eu posso usar nele pra dar uma melhorada nele pra que eu possa instalar o windows 10

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, unknown (hehehe).
      O tipo de memória e HD que pode usar estão especificados na descrição. Leu a matéria?
      Quanto a instalar windows 10! Não creio que seja compatível.
      Se for para testes e versão adaptada pode até conseguir instalar, mas, não vai conseguir rodar para uso diário, pois, não terá drivers compatíveis. Capacidade de processamento, etc etc, para rodar "liso" o Win 10.

      Excluir
    2. Helmarco, excelente informação! Agradeço por informar aqui.
      Abraços!

      Excluir
  36. A memória ram dele máxima suportada é 667 MHz ou aceita 800 MHz? Cada slot só aceita até 1gb de ram ou dá pra usar 1 pente de 2gb? Quem já instalou SSD, sentiu alguma diferença em relação ao HD? Tava pensando em pegar um de 120gb no aliexpress se valer a pena.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sim amigo eu coloquei 2 pentes de 2 gb e um SSD do aliexpress e ficou muito mais rapido, pena a bateria não prestar mais. Mas assim que eu puder vou comprar um processador novo mais forte que tem no aliexpress e tentar por o windows 10 acredito que aguente e por um SSD de 500 gb pra aumentar a velocidade de leitura.

      Excluir
    2. já encomendei a bateria, esperando chegar , pena que ele só funciona agora com bateria, ta com problema de carga.

      Excluir
    3. Pelo que vi, o processador máximo que ele suporta é o "T7600 2333Mhz 4MB 667Mhz"? Ele tá na faixa de uns 150 reais no aliexpress, será que vai dá muita diferença para o que vem nele de fábrica (T2050)? Uma última coisa, o cooler dele só liga quando esquenta ou fica girando o tempo todo? Aqui o cooler gira bem raramente.

      Excluir
    4. Onde vc viu que ele é compativel com esse T7600? Que eu me lembre ele ia ate o T7400, se for ate o T7600 eu compro tbm

      Excluir
  37. O limite de 2gb de memória ram, se dá pelo sistema operacional Windows XP, ou a placa mãe/processador não suporta mais que os 2gb?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Fio de telefone enrolado

Como organizo minha vida