Smartphone Sony Ericsson Xperia X10 Mini Pro = quebra de expectativa


Sony Ericsson Xperia X10 Mini Pro

Escolhido por ser uma opção compacta e discreta (não gosto de chamar atenção na rua, quando estou usando o smartphone) e, também, por ser da marca do meu fabricante preferido.

Não é um smartphone ruim, mas ele vem me decepcionando em detalhes que para mim são fundamentais.

Vejamos:

1) Quando vou apertar o botão de retorno a capa da bateria faz um rangido e se movimenta, devido a um defeito de fabricação ou encaixe da capa no aparelho.
Já questionei a fabrica, mas a resposta foi de que deveria enviar o aparelho inteiro para a assistência técnica. O que é impossível, uma vez que apaguei os dados do antigo celular e dei um novo destino a ele.
Como não posso ficar sem celular durante os incontáveis dias que levaria para enviar, consertar e retornar o celular... tenho que continuar usando assim mesmo e  tendo a sensação de ter nas mãos um Xing Ling.

2) Tanto na versão original do Android (1.6) como na atual versão (2.1) qualquer uso básico leva segundos e as vezes minutos para ser completada.
Nem pense em tirar "instântaneos" com a sua excelente câmera... no máximo dá para tirar fotos de poses (isso se não cansar demais as pessoas com a espera na ativação da câmera).
Ligações telefônicas rapidas? É impossível. Para eu conseguir ligar para um dos meus contatos favoritos tenho que esperar até 15 segundos para carregar a tela com as fotos.
Isso sem falar que se você não acrescentar uma foto a cada contato "favoritado" será impossível identificá-lo na lista, pois não aparecem os nomes e sim a foto ou um ícone padrão.
A agenda não foi projetada para quem possua mais do que uns 30 contatos, dando travas na sincronização e lentidão na abertura da tela.
Sua microscópica memória interna somada ao fato da fabrica inserir vários programinhas inúteis (jogos e serviços que precisam ser pagos para funcionar) impedem que eu possa adicionar mais programas uteis.
Não tenho sequer um jogo, dentro dele por absoluta falta de espaço.
Álbum de fotos, embora tenha uma excelente proposta de facilitar a troca de imagens e excelente recurso para aumentar e diminuir a imagem, peca pelo fato de não prever a possibilidade de existirem inúmeras pastas com imagens que não necessitam ser visualizadas no álbum de fotos, tais como pastas de softwares, arquivos armazenados em pastas de transporte etc etc.

Bateria:
Sabemos que todos os smartphones com sistema Android é um voraz consumidor de bateria.
Isso é compreensível, já que o celular permanece com vários recursos ativados em segundo plano e não é nada prático ficar desligando e ligando recursos como GPS e Wi-Fi, somente no momento que vamos utilizá-los, pois isso impossibilita que outros softwares em segundo plano funcionem adequadamente.
O meu questionamento é outro:
Porque as fabricas não produzem baterias mais "grossas" com mais carga, que permitam uma maior autonomia?
Meu primeiro celular, já comentado aqui, possuia uma bateria de fábrica para 4 horas de standby, mas, existiam no mercado baterias para até 8 horas de standy. o que já era uma grande ajuda.
Garanto que muitas pessoas, gostariam de ter uma opção de bateria mais "gordinha" que garantisse maior autonomia.
Pelos meus cálculos, para eu ter autonomia de 12 horas na rua, eu precisaria fazer uma carga adicional completa na bateria... por volta do meio dia. Quem pode ficar com o celular ligado numa tomada durante o expediente, por mais de duas horas?

Vamos ver quanto tempo consigo continuar com este celular.

Amor e ódio! (03/2011)
Essa é a situação da minha relação com este celular android.
Mesmo com o upgrade para o android 2.1, continuo sofrendo com a lentidão do software.
Para realizar qualquer tarefa nele, preciso desacelerar meus movimentos, até ficar na velocidade do celular. (Sensação de engatar ré num F16).
Depois de uma atualização automática (via PCCompanion) pela Sony Ericsson, na virada do ano, a autonômia da bateria que já era uma B*#%@ ficou pior.
A dois dias (06/03/2011) entrou uma atualização de software via PCCompanion, que melhorou um pouco a autonomia da bateria.
Por outro lado o celular passou a resetar diversas vezes ao dia.
Usá-lo, requer dose redobrada de paciência e espirito "Zen" (Zen pressa, Zen Afobação) e sorte, para ele não resetar.
Parte do problema deve ser decorrente do pouca memória interna disponível para instalação de softwares, já que eu tenho diversos softwares instalados (nenhum jogo).
Pelo visto ele foi projetado para usar somente o básico que já vem instalado de fábrica.

Em resumo:
Descontado o tempo que o celular fica travado, mais o tempo que ele leva para resetar sózinho quando quero usar ele mais o tempo que ele demora para realizar um comando e, o tempo que tenho que manter ligado a tomada para recarregar... o X10 Mini Pró é um excelente peso de papel!



Ódio e ódio (26/07/2011)

Com o tempo as grandes vantagens do aparelho, já não superam seus defeitos e suas limitações.
Após perceber que o celular travava sempre que a capacidade de memória estava próxima de ser esgotada, passei a excluir um aplicativo à cada novo alerta que pouca memória que fosse aparecendo no menu de status.




Remoções:
Assim, eliminei imediatamente todos os jogos e aplicativos de entretenimento:
Angry Birds Rio - Os famosos passarinhos
Labyrinth Lite- Controle a bolinha de metal pelo labirinto
Classic Simon - Lembra do Gênius?
IMDB - Banco de dados sobre filmes
(OK, me convenci de que o celular para mim deve ter uso apenas profissional sério)

Mais uns dias e novo alerta!
Nova remoção de programas auxiliares:
My tracks - Registre seus percursos (para controlar caminhadas)
Notícias e Clima - Resumo das principais notícias e previsão do tempo.
Google reader - leitor de RSS
Google Tradutor - Tradutor online
CanScanner – Scanner de documentos para o Smartphone.
aCurrency -  Conversor de moedas
Cart Babara - Listas de compras
Fancy Widget - Relógio previsão do tempo e acesso a agenda

WIFI Manager - Encontre e conecte-se a redes Wi-fi.

Novo alerta de pouca memória!
Remoção dos aplicativos (na ordem em que foram eliminados):
Skype - Fale com outras pessoas usando o Skype no seu celular e economize tarifas.
ebuddy - Acesse multiplas contas de MSN, myspace e outras.

Aldiko Book Reader - Excelente leitor de livros digitais (ebooks)
Droidin - Acesse sua conta LinkedInd
Opera Mini - Navegador para internet (opção ao navegador original)
Google Docs - Para acessar os arquivos armazenados no Google Docs
Twitter - Acesse o twitter pelo seu smartphone.


Mesmo assim, a cada nova atualização de aplicativo realizada pelo Adroid Market, novo alerta de falta de memória surge no menu de status.
Consequentemente, o smartphone começa a ficar lento, deixa de efeuar o sincronismo com a agenda Google e tasks e apresenta travas constantes.


Tive que desinstalar, até a atualização do orkut e deixar somente a versão original antiga que veio de fabrica para poder usar o xperia mini pro.


Hoje, dia 26/07/2011, chego a conclusão que só não estou com um tijolo burro na mão, porque optei pelo Mini pro, pois, tendo que manter o wifi e o 3G desligado o tempo todo para conseguir que a bateria dure um (1) uníco dia. Ligando somente no momento do sincronismo o que tira toda a praticidade do uso.


Somado a isso, agora tenho que me contentar com os aplicativos instalados de fábrica no xperia min pro (vários deles, que inclusive me são totalmemte inutéis) e alguns poucos que pude manter instalado.

Vamos a lista de aplicativos utéis, que a pequena memória do Xperia mini pro me permite usar:
Evernote
Tape-a-Talk
Astro File manager
KeePassDroid
Galeria (para subsituir o ridiculo álbum de fotos original)
NDrive
MSN Mercury
GTasks
APN on/off (fundamental para não perder rios de dinheiro com conexão de dados 3G)

Na proxima ocorrência de alerta de falta de memória, serei obrigado a jogar fora o smartphone!
Meu K790 tinha mais funções e aplicativos que este XPERIA MINI desaPROpriado.

 É triste, estar nesta situação, uma vez que sou "fan" de carteirinha da Sony Ericsson, mas,  como o celular é novo, não posso e relativamente caro, não posso comprar um modelo novíssimo (com mais memória interna) para substituí-lo.


08/08/2011 = Novo alerta de pouca memória!
Culpa das atualizações de aplicativos.

Solução paliativa: Root e remoção dos aplicativos nativos.
Foram removidos:
Youtube,
Vídeo Player,
Orkut,
Rádio FM,
Roadsync,
PlayNow,
TrackID,
WisePilot.

Em Resumo: Este é um excelente smartphone para uso comum. A qualidade de reprodução de músicas a câmera fotográfica são incomparáveis. O Aparelho é bonito e pequeno. Tem tudo que um smartphone Android tem e algumas funções a mais.
Só não corresponde às minhas necessidades!

10/01/2012 = Vaga lembrança
Chamar um celular com 128Mb de memória de "mini smartphone" é fazer piada!
Meu forno microondas tem mais memória que o Xperia Mini Pro.

19/01/2012 = Salvação
Depois de sofrer muito a solução definitiva e radical foi atualizar a versão Android para a 2.3 (Gingerbread).
Utilizei a rom "MiniCM7_Pro_V20".
O celular ganhou nova vida!!!! Ficou muito mais ágil, estável e bonito.
Solução em http://montoeiras.blogspot.com/2012/01/atualizando-o-xperia-x10-mini-pro-com-o.html 

01/02/2012 = Atualização
Com a nova versão do Android (Gingerbread) a bateria passou a render muito mais.
Pelo que pude observar, algumas alterações nos funcionamentos dos aplicativos quando em stand by, como uso do Wi-fi e sincronismo, pouparam o consumo da bateria.

17/11/2012 = Aposentadoria
Hoje, tomei uma importante decisão.
Considerando que acabei me acostumando a não usar mais o X10 Mini Pro como um smartphone.
Utilizando-o somente para ligações e algumas pequenas tarefas emergenciaism, decidi trocá-lo por um outro aparelho.
Inicialmente ia comprar um Dumbphone Dual Chip.
Por fim encontrei o Motorola Mini Defy a um preço bastante interessante.
O Mini Defy é muito semelhante ao X10 Mini Pro em processamento e capacidade de memória interna.
Não tem teclado físico e a câmera tem menor resolução 3Mpx contra o excelente 5Mpx Sony.
Mas, neste momento, o importante é ele ser Dual Chip simultâneo e estar mais agil para acesso à lista de contatos e possuir uma tela maior (já que estou ficando cego).
A grande desvantagem do Mini Defy é não permitir o uso com apenas uma das mãos, como era possível no X10 Mini Pro.

Limpei o X10 Mini Pro, embalei em sua caixa original e o coloquei a venda.
Sei que para usuários normais de Smartphone ele é um excelente aparelho.

Espero que o Sony Ericsson Xperia X10 Mini Pro, encontre um novo bom lar, pois ainda tenho um carinho especial por este valente aparelho.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fio de telefone enrolado

Como organizo minha vida

Notebook Amazon AMZ-L81